YOGA (focos YogaEmTi)

YOGA

O Yoga é uma prática milenar que teve origem na Índia e que conta com diversas influências religiosas, como o Budismo e o Hinduísmo. Hoje em dia o Yoga é uma prática adoptada por virtualmente todas as culturas e com reconhecidos benefícios para o corpo e para a mente.

O Yoga é uma verdadeira acumulação de experiências e espiritualidade. É uma prática multidisciplinar que une a criatividade artística, as reflexões espirituais e os conhecimentos científicos.

Existem várias vertentes do Yoga, algumas das mais conhecidas são: Hatha Yoga, Yin Yoga, Ashtanga, Vinyasa Yoga, Kundalini, Iyengar, Hot Yoga, Yoga Restaurativo, entre outros.

Através da prática regular do Yoga poderá contrariar algumas posturas, como por exemplo quando está sentado ao computador ou a ver televisão, e manter uma boa activação dos músculos (da coluna lombar por exemplo).

A meditação é uma das principais ferramentas que o Yoga tem ao dispor do praticante. Os mantra são eles mesmos uma forma de meditação e os entoamentos levam, por si só, ao estado meditativo.

O Yoga é uma disciplina para a vida. E com a prática contínua vem a liberdade. O Yoga é composto de técnicas e também de princípios morais. O yogi (praticante de Yoga) revela em cada um dos seus actos quotidianos as filosofias que aprendeu.

Um dos aspectos fundamentais do Yoga é unir. Cabe-lhe a si, através da prática e reflexão, descobrir o que representa esta união…

mandala, flower, pattern

“A meditação é como ter um baloiço suspenso no espaço só para si!”

Hatha Yoga

O Hatha Yoga é uma prática completa com vista ao equilíbrio. As posturas (asana) e as técnicas de respiração (pranayama) são dois dos pilares do Hatha Yoga, contudo não são os únicos. Existem os gestos das mãos (mudra), o entoamento de sons e vibrações (mantra), as técnicas de limpeza (kriya), a meditação (dhyana), e não só.

No Hatha Yoga a relação com as posturas é dinâmica, havendo contudo um ritmo lento e onde os alinhamentos são um aspecto relevante. Numa só sessão de Hatha Yoga treina-se flexibilidade, força, relaxamento e meditação.

dance, yoga, meditation

“O Hatha Yoga é uma prática completa com vista ao equilíbrio.”

Yin Yoga

Esta é uma vertente do Yoga que tem como objectivo trabalhar o tecido conjuntivo. No Yin Yoga não há aquecimento porque queremos influenciar os tendões, ligamentos e a fáscia. As posturas são mantidas entre 2 a 5 minutos (ou mais), usando uma combinação de tensão e compressão. O peso do corpo e a gravidade têm um papel fundamental no Yin Yoga.

É natural que algumas destas posturas tragam emoções à superfície. E por isso mesmo a prática do Yin Yoga é realizada num espaço confortável, seguro e resguardado.

Existem à sua disposição itens que permitem as alterações necessárias para as posições serem mantidas por longos períodos de tempo. sem desconforto ou dor. Estes itens incluem rolos, mantas, blocos, cintas, almofadas, entre outros.

 “O Yin Yoga permite uma libertação profunda de emoções.”

Yoga para o Pavimento Pélvico

Permanecer sentado longos períodos de tempo e sofrer de stress ou ansiedade são causas possíveis para a dor pélvica. Algumas pessoas chegam a sofrer durante décadas, sem obterem nunca um diagnóstico ou tratamento que os ajude eficazmente. No entanto, com uma nova perspectiva, capacidade e rotina é possível voltar a um estado sem dor. A disciplina fará de si o guardião da sua própria saúde.

O Yoga permite uma nova consciência da tensão produzida e dos músculos envolvidos na dor pélvica. O ser humano é revestido de tecido conjuntivo de uma ponta a outra, portanto todas as partes do corpo têm influência no reequilíbrio. Numa primeira fase deve haver um foco especial na libertação e no relaxamento. Nesta fase o Yin Yoga é especialmente indicado. Só depois se dará a introdução de movimentos que reforçam e estabilizam os músculos.

É importante relembrar que este não é um serviço médico mas sim Yoga ao serviço de um praticante que tem um objectivo específico. Deverá ser acompanhado pelo seu médico ou fisioterapeuta se sentir dor ou disfunção.

“Torne-se o guardião da sua própria saúde.”

Meditação

A introdução à meditação é feita de uma forma exploratória recorrendo à imaginação para alcançar um patamar superior de conexão ou segundo outra perspectiva, de desconexão.

Na meditação as ondas cerebrais trabalham numa banda diferente daquela quando estamos alerta. Essa é uma das alterações verificáveis pela ciência. No entanto interessa dizer que a ciência é feita por homens e por mulheres, e a meditação é feita por si e pelo Universo.

O meu objectivo é apresentar-lhe um processo que integra segurança, escolha e adaptação do espaço, posturas, técnicas de respiração, período de meditação e regresso à “superfície”. A meditação pode ter um objectivo concreto ou somente como forma de relaxamento e pausa.

O mindfulness tem como objectivo conectá-lo com o presente. Ao trazer o foco dos sentidos individualmente terá a oportunidade de fruir a beleza sublime que o rodeia. Vão ser os seus sentidos a comunicar consigo e isto trará uma conexão forte com o presente, permitindo o descanso da sua mente analítica. Com a prática poderá mesmo chegar a experienciar a sinestesia dos sentidos, ou seja, a interacção entre os mesmos. As sensações internas são como que geridas pela interpretação sensorial dos estímulos envolventes e também pelo foco na respiração.

As técnicas de mindfulness também podem ser aplicadas à alimentação. Uma nova perspectiva sobre os sentidos enquanto se alimenta permitirá avaliar a sua saciedade, ver as cores, perceber os cheiros, sentir as texturas nas mãos e na boca, ouvir os sons e degustar na plenitude através do paladar.

Na meditação guiada é-lhe permitido percorrer um percurso imaginário através de técnicas descritivas que estimulam os vários sistemas de representações. Estes incluem o visual, o auditivo e o cinestésico.

Permanecendo imóvel é possível fazer uma sessão de meditação guiada dissociado da acção, como se se tratasse de um pássaro a vislumbrar um cenário do céu ou simplesmente como se estivesse diante de uma tela de cinema.

Respiração

Quando muda a sua forma de respirar muda também a sua fisiologia. As posturas no Yoga têm como objectivo preparar o praticante para as técnicas de respiração (pranayama). Embora algumas destas técnicas exijam preparação e treino contínuo outras podem ser iniciadas de forma imediata. Os benefícios são directos desde o controlo da ansiedade, o aperfeiçoamento nas práticas desportivas ou profissionais, a influência do sistema nervoso autónomo (simpático e parassimpático) ou até a redução de sintomas causados por alergias. A lista é interminável.

A primeira coisa que o ser humano faz quando nasce é respirar. A respiração é energia vital que está à sua disposição, e à qual pode recorrer como um travão ou acelerador. Pode acelerar o ritmo cardíaco e aquecer os tecidos ou promover um relaxamento profundo, diminuindo o ritmo cardíaco e a pressão arterial.

Faz todo o sentido melhorar algo que utiliza todos os dias e a todo o momento, não é verdade? Sinta o trabalho do diafragma e os benefícios da respiração nasal. Algumas técnicas que emitem “zumbidos” (semelhante ao das abelhas, por exemplo) permitem aumentar a produção de óxido nítrico nasal, um gás que contém propriedades vasodilatadoras e antivirais.

Pode também, através das técnicas e exercícios respiratórios, optimizar a sua capacidade pulmonar. É fascinante pensar que existem pessoas capazes de suster a respiração durante mais de 20 minutos!

yoga, yoga pose, pose

“O mindfulness tem como objectivo conectá-lo com o presente.”

YOGA - UMA PRÁTICA MILENAR

O Yoga trará vitalidade e paz à sua vida – corpo e mente.

AVISO

O trabalho que desenvolvo em YogaEmTi não substitui o acompanhamento médico ou de reabilitação física. Não são fornecidos conselhos médicos, diagnósticos, nem são prescritos tratamentos ou produtos.

O praticante deve estar em boa forma física e mental para as práticas às quais se propõe e conhecer os limites do seu corpo. A adaptação às posturas e exercícios deve ser realizada de forma gradual.

Os focos que desenvolvo em YogaEmTi são realizados de forma séria e profissional, onde a minha dedicação se encontra com a sua.

Scroll to Top